CHAT: sessões de diálogo em tempo real - 2º tema


Colegas de construção,

Em Belo Horizonte, um lindo dia de sol!

A comunicação à distância pode ser feita de forma síncrona ou assíncrona.

Uma modalidade típica de comunicação síncrona que utiliza os recursos em rede é o chat. Em um único ambiente, várias pessoas podem comunicar-se ao mesmo tempo. É um meio muito conhecido como salas de bate-papo. Um exemplo de chat é o Windows Live Messenger – MSN.

O Moodle apresenta um chat de fácil utilização para a interação entre os participantes do curso.

Atenção: Para utilizarmos o chat como recurso andragógico, é necessário o planejamento didático. A possibilidade de várias pessoas se comunicarem ao mesmo tempo pode ser um complicador. Os diálogos podem se perder, conversas paralelas podem ocorrer e os objetivos pedagógicos não serem atingidos.

Combinados do Chat

Alguns combinados devem ser feitos previamente pelo professor com a turma, a fim de organizar o encontro, tais como:

• Divulgação prévia da data e do horário do chat por meio de mensagem individual ou por e-mail (recomenda-se duas ou três datas de realização de um mesmo Chat);• Informação sobre o tema e tópicos a serem discutidos;
• Ordenação das postagens, como, por exemplo, a ordem crescente de exibição do perfil dos participantes na tela à direita do chat;
• Eleição de um mediador no início do encontro, deixando claro para o grupo o papel dele, quando for o caso;
• Definição de palavras ou símbolos de início e fim da mensagem, assim como outros que, porventura, tenham algum significado para o grupo, como reticências, emoticons etc;
• Registro do nome do colega ao qual está se reportando, para chamar a atenção do mesmo e efetivamente estabelecer diálogos;
• Privilegiar os períodos curtos e objetivos, sem divagações etc;
• Perseguir o tema de discussão, não perder o foco;
• Sintetizar o conteúdo discutido ou as definições acordadas;
• Publicar a síntese no AVA;
• Convidar os cursistas que não puderam participar do chat para a leitura no AVA no mesmo local do chat, em “ver sessões encerradas”.


Vídeo produzido por Rodrigo Fernandes Gonzales.


Os chats devem ser programados e divulgados com antecedência. Além disso, data e horário devem ser negociados com a turma. É indicado até dividir a turma em grupos menores, dando aos participantes a opção de mais de uma data, a fim de que todos possam participar. Turmas menores são mais produtivas, porque os alunos têm a oportunidade de participar mais efetivamente da discussão, assim como o grupo acompanhar melhor o raciocínio dos colegas.

Importante: Ressaltamos ainda que, para que os chats sejam realmente produtivos, é imprescindível que os participantes leiam, estudem, pesquisem o conteúdo a ser abordado previamente. Esforços e estratégias devem ser pensados para envolver os alunos antes do encontro.


O chat é um recurso muito apropriado para levantamento prévio do conhecimento do grupo a respeito de algum assunto, ou para levantamento inicial de temas e ideias, conhecido como “toró de palpites”. O aprofundamento do conteúdo deve ser feito, posteriormente, com recursos mais adequados, como Fórum e a Wiki. Por isso, os encontros online nos chats devem ser breves. Contudo, algum tempo deve ser reservado para que a turma coloque o papo em dia, considerando as relações afetivas, sempre importantes em cursos à distância.

Para participar dos chats:

Após o acesso ao curso, clique no título do chat;Clique em “entrar no chat agora”;Digite sua fala no campo para o texto;Tecle enter:Leia a postagem dos colegas e continue participando.

Em Educação como prática da liberdade (1994), Paulo Freire assim define diálogo:

E o que é o diálogo? É uma relação horizontal de A com B. Nasce de uma matriz crítica e gera criticidade (Jaspers). Nutre-se do amor, da humildade, da esperança, da fé, da confiança. Por isso, só o diálogo comunica. E quando os dois pólos do diálogo se ligam assim, com amor, com esperança, com fé um no outro, se fazem críticos na busca de algo. Instala-se então, uma relação de simpatia entre ambos. Só aí há comunicação (FREIRE, 1994, p.115).

Vamos dialogar!

Grande abraço, Ritze Ferraz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comunidade Brasileira de Moodle Oficial

Dicas: Como instalar novos temas no Moodle

A importância da foto e do perfil para a EAD - 1º Tema